terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viver no PRESENTE


Lendo o livro A Cabana, em seu capítulo 10 (Andando sobre a água), reconheci muito de todos nós...
Fomos criados para viver o presente, porém passamos grande parte dele no passado e tentando adivinhar o futuro...e acredite, fiquei um tanto quanto atordoada ao ler esse trecho do livro.
Avaliei quanto tempo do meu presente fico me lembrando do passado, e tentando construir um futuro, mas sempre esquecendo do presente...estranho demais!!!
Voltando ao trecho do livro, no diálogo de Mack e Jesus, Ele diz:

-" Você não é diferente da maioria das pessoas. Quando estou com vocês, vivo no PRESENTE. Não no passado, se bem que muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao se olhar para trás, mas somente para uma visita, não para uma estada demorada. E certamente não vivo no futuro que você visualiza ou imagina. Mack, você percebe que sua imaginação do futuro, que é quase sempre ditada por algum tipo de medo, raramente me coloca lá com você, se é que me coloca?
É sua tentativa desesperada de conseguir algum controle sobre algo que você não pode controlar. É impossível ter poder sobre o futuro porque ele não é real, e jamais será. Você tenta brincar de Deus imaginando que o mal que teme pode se tornar realidade e depois tenta fazer planos para evitar aquilo que teme".

Depois que li esses dois parágrafos, parece que um filme veio a minha mente, e muitos questionamentos foram levantados...

" A pessoa que vive dominada pelo medo não encontra liberdade no meu amor" (Jesus - A Cabana).

Vamos nos reeducar...vale a reflexão...

.....Para entrar em contato com a espiritualidade no cotidiano, é fundamental desenvolver o que o budismo chama de atenção plena. Segundo o escritor e educador americano David Spangler, essa observação cuidadosa e sem julgamento do que acontece a cada instante nos conduz a uma profunda consciência, que nos dá novas percepções sobre o mundo e sobre nós mesmos. Com a atenção plena, podemos agir no presente com maior espontaneidade e liberdade.

Ao descobrir a espiritualidade no cotidiano, a pessoa passa a ter muito mais ferramentas para se equilibrar e mudar seu futuro. A vida continuará com sucessos e fracassos, mas a mente aprende, sem se perturbar, a extrair lições de todas essas situações. “Em tudo que uma pessoa faz é possível criar e manter um estado de ser que reflita nosso verdadeiro destino”, lembra o psicólogo alemão Karlfried Graf von Dürckheim em Daily Life as Spiritual Exercise.

“Quando essa possibilidade é posta em prática, o dia comum não é mais comum. Ele se torna uma aventura do espírito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário